terça-feira, 4 de agosto de 2009

Resenha do Filme "Os Narradores de Javé"



O filme “Narradores de Javé” conta a história de um povoado no interior da Bahia, denominado Vale de Javé, que sofre com a possibilidade de ter sua cidade inundada para a construção de uma Usina Hidrelétrica. Os moradores descobrem que os lugares que possuem um valor histórico são preservados e para isso teriam que comprovar ao governo através de um documento, que Vale de Javé possuía uma história rica e poderia ser tombada como Patrimônio Histórico.
Portanto, não havia nenhum registro escrito da história da cidade, somente a memória dos moradores mais antigos que poderiam contá-la. Juntos resolvem escrever um livro, de forma “científica”, para poder “provar” o valor cultural do lugar, já que seria a única forma de impedir a inundação e a perda de tudo o que possuíam. Mas, se depararam com um grande problema: as pessoas de lá não sabiam ler, nem escrever, por exceção de um único morador, Antônio Biá.
Antônio Biá era um homem pouco confiável, cheio de artimanhas,que já havia sido expulso do povoado por ter inventado várias calúnias dos moradores. Agora, a cidade dependeria dele, já que nenhuma outra pessoa era alfabetizada. Mas a finalidade era muito maior, e sem outro recurso, todos se reuniram na tentativa de convencer Antônio Biá a colaborar. A maior dificuldade seria confiar tanta responsabilidade, a vida de todos os moradores, nas mãos de um mentiroso, alcoólatra e articulador.
Mas todos, sem exceção, fizeram questão de contribuir e acompanhar toda a escrita do livro. Seguiram todos os passos de Biá, e se formou a grande confusão. Cada um tinha sua versão da história para contar, cada um transformando seus antepassados em heróis, e os relatos não se cruzavam. No primeiro relato, o fundador de Javé era Indalécio, um guerreiro em retirada que,
juntamente com seus companheiros de guerra, encontrou ali um lugar seguro. Já na versão de uma moradora, a heroína seria Maria Dina e para um morador negro, o fundador de Javé seria Indalêo, um africano. Ou seja, a história é sempre a mesma, mas os heróis são trocados de acordo com o narrador, que defende, com toda garra, a veracidade de sua versão.
Como dizia Antônio Biá “a história de Javé é uma história que já foi muito falada e contada, mas nunca escrita”. E agora, diante de uma ameaça, surge a necessidade de utilizar essa escrita, até então ignorada e distante de todos. E como dizia Biá “uma coisa é o fato ocorrido, outra coisa é o fato escrito”. E dessa forma tornou-se impossível escrever a história do Vale de Javé.
O filme mostra a importância da escrita e da memória, sem esses dois aspectos um povoado inteiro deixa de existir, se torna sem valor. E assim ocorreu, como não conseguiram provar sua história, a cidade foi inundada e todos os moradores tiveram que deixar ali suas casas, suas lembranças de uma vida inteira, dos avós, dos pais que ali foram enterrados. Lembranças de uma infância pobre, mas feliz, já que ali era o mundo que conheciam. Colocaram todos os seus bens materiais em cima de burros e do único veículo da cidade. E, assim seguiram juntos para um outro destino, um lugar sossegado para reconstruir uma nova cidadela, um novo lar.
Para não cometer o mesmo erro, Biá começa a registrar cada passo que teriam de agora em diante, as novas descobertas. Começa a primeira página do livro que seria o registro do novo povoado que iria se formar. Agora,com o registro escrito, a história não mais se perderia, não seria confundida por casos que cada um contaria a sua maneira, sob seu olhar, apresentando diferenças, desvios, exageros.
Narradores de Javé é um filme completamente marcado pela memória, mas uma memória produzida pela fala, pela narração. O filme trata a memória como algo dinâmico e não algo que pode ser arquivado e, em algum momento, resgatado.
Outro aspecto de destaque no filme é a relação entre oralidade e escrita. Vale do Javé é uma comunidade essencialmente oral. A divisão e a apropriação de terras, por exemplo, eram cantadas, ou seja, era o canto que legitimava sua posse e não um documento oficial.
Chama a atenção também a variedade lingüística do Português. O modo de falar dos personagens, as expressões utilizadas por eles, seu dialeto.
Narradores de Javé traz assuntos polêmicos e atuais, que são abordados de forma inteligente, e além de tudo o filme é muito engraçado e prazeroso de assistir.





Nenhum comentário:

Postar um comentário