quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Memorial de Leitura

Pensando em leitura, consigo voltar ao passado, em fases tão marcantes da minha vida, lembranças doces que quero guardar para sempre em minha memória.
Minha mãe, tão querida, sempre muito cuidadosa, foi quem me mostrou o prazer da leitura. Lia histórias de Contos de Fadas, tão encantadoras, que sempre pedia para que as recontasse. A vontade de ler foi crescendo dentro de mim... Ao assistir as Missas Dominicais, pegava o folheto e o seguia com os olhos fingindo saber ler. Queria muito ir à escola, junto com meu irmão (6 anos mais velho), mas ainda não tinha idade para ser matriculada. Naquela época, cidade do interior onde eu morava, Lagoa Dourada minha terra natal, criança só se matriculava aos 6 anos de idade, o “famoso” Pré-Primário, não tinha educação infantil. Então, minha mãe me ensinou a ler... Quando pude finalmente estar inserida no mundo escolar, já me destacava de muitas crianças, pois já estava alfabetizada. Fui sempre aquela aluna que lia bem, por isso, era sempre escolhida pela professora para fazer leituras nas Horas Cívicas. Sentia-me muito importante!
Lembro-me que naqueles tempos, o dinheiro era muito “curto”, então quando ganhava revista em quadrinhos, era o que eu mais gostava de ler, lia e relia a mesma revista diversas vezes, por fim, decorava as histórias. Enfim, ganhei uma coleção de livros “Tesouros de todos os Tempos”, eram ótimas as histórias, mas, tinha o livro predileto. Este de tanto ler, ficou com a capa danificada.
Passaram-se os anos, adolescência.... Gostava da famosa Coleção Vaga-lume. Qual estudante nunca leu um livro desta coleção? Os favoritos foram: Sozinha no Mundo e Éramos Seis. Mas, “como boa adolescente”, era seguidora das revistas teens.
Veio à vida acadêmica, fiquei fascinada com o curso, e na ânsia de aprender e formar-me boa profissional, não perdi tempo para ler os diversos livros que foram sugeridos pelos professores. Mas, como grande curiosa do comportamento humano, logo me interessei por livros que tratassem deste tema, sempre tão fascinante para mim. Livros estes, que muito me auxiliaram e até hoje enriquecem meu trabalho como Supervisora Pedagógica.
A cada livro, um aprendizado, um horizonte que se abre. O prazer de transporta-se para outro mundo, ouros lugares...

Nenhum comentário:

Postar um comentário